31 de jul. de 2008


As tendências para a automação.

A tecnologia e sua constante evolução devem fazer parte do dia-a-dia das organizações. A automação comercial é um dos setores mais promissores para o mercado de tecnologia.
A automação comercial tem seu grande filão no mercado de varejo. Esse setor da economia talvez seja o que mais utiliza automação comercial. O mercado fornecedor de tecnologia está introduzindo, ainda através de teste, a tecnologia RFID, que é a identificação por radiofrequência e que será utilizada principalmente em etiquetas para o controle de estoques e várias outras aplicações. E um dos maiores mercados que irão utilizar esse novo tipo de automação é o varejo.
No Brasil , as empresas que dão os primeiros passos rumo à tecnologia RFID, são: a HP – inaugurou o primeiro laboratório e centro de excelência em RFID na América Latina, onde produz impressoras e multifuncionais; o Pão de Açúcar também vem realizando testes com etiquetas inteligentes há dois anos.
Num futuro próximo também os portos estarão equipados com leitores e etiquetas RFID e sistemas de localização para o rastreamento dos carregamentos, desde o embarque até a chegada aos centros de distribuição.
Outra tecnologia que pode ter grande impacto sobre o varejo é a chamada “prototipagem rápida” ou a fabricação instantânea de objetos tridimensionais diretamente do computador, usando máquinas especiais. Em um futuro muito próximo, lojas de conveniências e quiosques poderão ter versões comerciais dessas máquinas para “imprimir” uma série de objetos, como brinquedos, utilitários e até peças sobressalentes para eletrodomésticos. Atualmente, várias empresas estão procurando desenvolver impressoras 3D acessíveis a pequenos varejistas e até para uso doméstico.
O uso da tecnologia vem crescendo rapidamente devido à pressão por redução de tempo e custo, obrigando as empresas do setor a buscarem novas tecnologias nas áreas de projeto e manufatura.

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